Contestação em Análise no Auxílio Emergencial: como funciona

A “Contestação em Análise” é algo que aparece para aqueles que foram negados por algum motivo e pensam em recorrer por não concordar com a conclusão do Governo Federal.

Geralmente, os motivos mais comuns para a não aprovação do benefício ou do aparecimento da notificação dos “dados inconclusivos” são:

  • Marcação como chefe de família sem indicação de nenhum dependente;
  • Não marcação de sexo no ato da inscrição;
  • Inserção incorreta dos dados dos membros citados na família;
  • Divergência no cadastramento entre os membros da mesma família; e
  • Inclusão de alguma pessoa já registrada em óbito.

No entanto, é possível recorrer a essa decisão e fazer uma nova tentativa com a correção dos dados quando estes se apresentarem “inconclusivos” e, ainda, fazer a solicitação de uma contestação.

Descubra agora como e tente mais uma vez enviar a sua solicitação para o auxílio emergencial.

Como eu faço uma contestação?

App e site do auxílio emergencial terão possibilidade de ‘contestação’ de análise
Contestação em Análise no Auxílio Emergencial: como funciona (Reprodução Agência Brasil)

Apesar da Caixa Econômica Federal fazer uma separação entre os usuários do Cadastro Único (CadÚnico) e os informais, em caso de não recebimento ou análise demorada, as duas partes poderão conferir e contestar da mesma maneira.

Para os esperançosos que não receberam nenhum tipo de resultado, mas, continuam em “análise”, é possível acompanhar a solicitação de outra maneira que não o site oficial pela confirmação de SMSs.

É possível fazer uma consulta rápida e ter acesso às datas de envio e recebimento da sua solicitação e estado (processamento ou resultados) em poucos minutos online!

Basta entrar no site oficial do Consulta ao Auxílio Emergencial e digitar nome completo, CPF e nome da mãe.

Além disso, no mesmo portal também é possível visualizar se você foi aprovado ou negado e em detalhes do porquê.

Caso você não concorde com a justificativa de uma possível negação, aí sim está na hora de pensar em contestar. Uma opção para isso aparecerá.

No entanto, a contestação também poderá ser feita através do aplicativo do Auxílio Emergencial, o que vai economizar muito tempo.

Contestação pelo aplicativo: é possível?

Auxílio Emergencial negado ou com dados inconclusivos; saiba como ...
Contestação em Análise no Auxílio Emergencial: como funciona (Foto: Reprodução Tecnoblog)

Ao fazer o seu login com CPF e senha vide SMS, é possível verificar o status da sua solicitação, mas, só isso.

Infelizmente, o aplicativo não dá o suporte adequado. Ele apenas divulga o resultado e oferece a opção de contestação em alguns casos, mas, não existem muitos detalhes sobre o assunto.

Algumas pessoas conseguiram visualizar um link de “conteste aqui”, mas, outras apenas veem o texto tal qual como ele é e observam apenas a situação de análise.

Portanto, não existem comprovações em rede de que o aplicativo sirva para este fim.

Por isso, a contestação deverá ser realizada exclusivamente pelo site oficial do auxílio e o aplicativo servirá para acompanhamento da solicitação.

Quem pode solicitar de novo ou contestar?

Motivos Auxílio Emergencial Negado: Confira a nova Ferramenta | Gov
Contestação em Análise no Auxílio Emergencial: como funciona (Foto: Reprodução Caixa)

Quem teve o auxílio negado ou se deparou com “dados inconclusivos” deve refazer seu cadastro no auxílio emergencial.

Segundo o Governo Federal, em ambas as situações é possível criar um novo cadastro ou entrar com um pedido de contestação com o poder de um clique.

Para iniciar o processo, basta começar mais uma vez em “Realize sua solicitação” para aqueles que tiveram seus dados inconclusivos ou com algum erro junto à Receita Federal.

Já para quem recebeu uma resposta negativa, é necessário fazer seu login no site e ler o motivo do seu auxílio ter sido negado.

Feito isso, caso simplesmente não concorde com o resultado por estar de acordo com os pré-requisitos do auxílio, selecione a opção “contestar essa informação” logo abaixo das informações.

No entanto, não se garante nada e em algum momento, pode ser necessário apresentar alguma prova ou justificativa, mas, nada nesse sentido foi cogitado até o momento.

O que se sabe é que alguns erros estão sendo relatados tanto no processo de cadastramento quanto no de recadastramento ou contestação.

Portanto, basta ter paciência e fazer uma solicitação por vez ou tentar outro dia pela superlotação do servidor.

Erro no Cadastro no aplicativo da Caixa

Auxílio Emergencial: Como recorrer ao benefício negado ou dados ...
Contestação em Análise no Auxílio Emergencial: como funciona (Foto: Reprodução Caixa)

Desde que foi lançado, o aplicativo demonstra irregularidades e não funciona tão bem para os usuários.

Foi em 20 de abril de 2020 que uma nova atualização do aplicativo permitiu que a contestação fosse feita e correções de bugs seguem sendo criadas desde então.

Erros como “CPF já cadastrado” e solicitações de CPF dos menores para comprovação de ser “chefe de família” são apenas algumas das principais reclamações que já foram registradas.

No entanto, a Caixa não fez sequer um pronunciamento sobre o assunto e, quando perguntada a respeito dele, explica que a “demanda é muito alta” e, no momento, está difícil fazer todos essas análises e pagamentos a curto prazo”.

Be the first to comment on "Contestação em Análise no Auxílio Emergencial: como funciona"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*