Enem 2021 – Prova Impressa e Prova Digital

Vai prestar o Enem 2021, mas não sabe como ocorrerá a aplicação da prova impressa e digital?

Fique por dentro deste artigo para descobrir todas as informações. Vamos explicar como os dois modelos de prova serão realizados.

Bom, antes de mais nada, devemos pontuar do que se trata o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Tal exame foi criado pelo governo federal para avaliar os estudantes recém-saídos do ensino médio. Porém, logo se tornou uma importante avaliação para abrir portas para o ensino superior.

Ou seja, por meio da nota obtida do Enem atualmente os participantes podem conquistar uma vaga em faculdades. Essas oportunidades surgem para universidades públicas ou particulares, dependendo do programa utilizado para esse ingresso.

Nota do Enem 2021 para universidade pública

O Enem 2021, tanto com a prova impressa quanto digital, confere ao participante a chance de se credenciar no Sisu – Sistema de Seleção Unificada.

Esse programa também foi criado pelo governo federal e atualmente oferece vagas em faculdades públicas, entre federais, estaduais e municipais.

Para conquistar um lugarzinho, entretanto, o candidato deve apresentar nota compatível com a nota de corte pedida por cada universidade.

As oportunidades são abertas duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre, outra no segundo.

Reprodução: Enem

Nota do Enem 2021 para universidade particular

Para ingressar em universidades particulares de todo o Brasil com a nota do Enem 2021, o participante deve se cadastrar no Prouni – Programa Universidade para Todos.

Esse projeto também faz parte do governo federal, e hoje em dia possui vagas para ensino presencial e EAD.

Para conseguir uma vaga também pede-se uma nota específica, mas há cerca de três chamadas para aumentar ainda mais as chances.

Além disso, a saber, o Prouni faz a seleção dos candidatos a partir de sua renda familiar e per capta. Para isso há uma análise sócio econômica.

Há Prouni duas vezes ao ano, assim como o Sisu. O aluno utiliza a mesma nota do Enem do ano anterior para tentar uma vaga.

Enem – Prova impressa

A prova impressa do Enem 2021 é a mais tradicional e continuará sendo aplicada mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus.

A saber, ainda que haja necessidade de distanciamento social, o Enem não sofreu cancelamento. Ele somente teve o seu adiamento.

Normalmente acontecia entre o mês de outubro e novembro. Entretanto, em razão da pandemia, logo após uma enquete nacional com os candidatos, passou para os meses de janeiro e fevereiro de 2021.

Desse modo, todos os cadastrados para fazer a prova este ano, farão na verdade o Enem nesses meses respectivos do ano de 2021.

Vale dizer ainda que no ato da inscrição, os participantes precisaram escolher entre realizar a prova impressa ou então a prova digital do Enem 2021.

Aqueles que optaram pela prova impressa a realizarão sem qualquer modificação para o modelo convencional aplicado em todos os anos anteriores.

Reprodução: Enem

Enem – Prova digital

Uma novidade de 2020 para o Enem consiste na prova digital. De acordo com o governo federal, trata-se de uma ideia para permanecer pelos próximos anos e não somente na pandemia.

O intuito, segundo o MEC – Ministério da Educação, é de cada vez mais digitalizar a prova, deixando de utilizar métodos de avaliação em papel impresso.

Contudo, essa medida teve seu lançamento somente neste ano como uma fase de teste. Então, caso não resulte em bons efeitos pode não vir a acontecer permanentemente.

Como funciona a prova digital do Enem

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como ocorrerá a aplicação do Enem 2021 digital. Isso porque muito do que se explicou na mídia acabou não sendo bem detalhado.

Há quem pense, por exemplo, que a prova digital poderá acontecer remotamente. Ou seja, por meio de um computador próprio do candidato em sua casa ou outro local que desejar.

Entretanto, não será assim que vai funcionar.

Aqueles participantes que optaram por fazer o Enem Digital no ato de sua inscrição vão ter que comparecer em locais determinados para a realização dessa prova digital.

Os ambientes serão equipados com computadores específicos para oferecer os conteúdos da prova. E nas salas, a saber, haverá fiscais, assim como ocorre na aplicação impressa do exame.

Redação na prova digital do Enem 2021

Muito importante explicar também sobre o funcionamento da redação no caso do Enem Digital 2021.

Afinal, o candidato deverá digitar a sua dissertação no computador?

De acordo com informações do próprio Ministério da Educação, a redação ainda deverá ser feita manualmente. Ainda nesta versão a aplicação ocorrerá assim como a prova impressa, sem nenhuma novidade.

O sistema, segundo o MEC, ainda não oferece recursos para que a redação seja feita pelo computador.

Confira aqui a página oficial do MEC com mais informações sobre essa nova modalidade do Enem 2021.

E então, gostou de conhecer melhor sobre as provas impressas e digitais do Enem 2021? Deixe um comentário logo abaixo.

Leia também – Cursos Online Grátis: Plataformas e Cursos para Fazer em Casa

Be the first to comment on "Enem 2021 – Prova Impressa e Prova Digital"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*