Brincadeiras para Fazer em casa: Ideias para Entreter as Crianças

Criar ou, de fato, encontrar brincadeiras para fazer em casa que deixem todos à vontade para participar é um desafio e tanto.

Afinal, cada um tem sua opinião e a diferença de idade pode ser um problema importante, principalmente se for discrepante.

Por isso, para deixar a paz reinar em casa e desenvolver um melhor ambiente familiar, é sempre bom ter algumas cartas na manga.

Isto é: ideias de brincadeiras para fazer em casa que sejam neutras e possam entreter pessoas de todas as idades.

Pensando nisso, a ideia de hoje foi separar algumas opções para se fazer sozinho, em dupla ou na companhia de várias pessoas.

Divirtam-se!

Brincadeiras para Fazer em Casa Sozinho

Reprodução: Revista Crescer

Pode parecer um pouco fora de contexto trazer isso à tona no post, mas, consideraremos também na lista os filhos únicos e as pessoas solitárias.

Afinal, brincar ou se divertir é direito de todos, não é mesmo?

Mas, pra deixar as opções ainda mais direcionadas, vamos dividi-las em duas sessões.

Para Crianças

Desenhar ou Pintar

Você pode estimular a criança a praticar desenhos dando instruções preliminares como “eu quero que você faça um jardim” ou “que desenhe o Bob Esponja”, por exemplo.

Reprodução: Clube Auge

Ser um chef por um dia

Ainda na linha de crianças pequenas, uma boa ideia é treinar um pouquinho de autonomia.

Separe uma receita simples (de um bolo ou um tortelete, por exemplo), seus materiais e deixe a criança se divertir.

Mas, cuidado: coisas afiadas e fogo são coisas que devem ser manipuladas por um adulto responsável.

Reprodução: Aliança Pela Infância

Para adolescentes e adultos

Jogos de Memória, Artesanato ou Quebra-cabeças

Crianças um pouco maiores já podem “se virar” um pouco melhor, então, a dica é estimula-la a criar jogos diversos ou sua memória.

Para isso, o famoso jogo da memória, quebra-cabeças ou até o artesanato podem se mostrar um desafio.

Jogos de Computador ou Celular

Uma opção bacana pra passar o tempo dos adolescentes e dos adultos é apostar em jogos de computador ou celular.

Existem milhões de aplicativos e programas relacionados a jogos interessantes. Uma busca rápida no Google pode te dar inúmeras opções.

Falando em Google, com o avanço pandêmico do coronavírus, o site de buscas resolveu entrar no time do entretenimento para manter as pessoas em casa e trazer os antigos “doodles” de volta.

Pra quem não conhece, são jogos antigos muito divertidos e interativos. Também dá pra revesar com outras pessoas e rir bastante.

Atividade Física

Vale lembrar que o exercício também é uma opção.

Pular corda ou exercitar-se usando vídeos de referência são uma boa oportunidade.

Brincadeiras para Fazer em Casa a Dois ou Mais

A dois ou mais, o leque de opções aumenta bastante e já é possível pensar nas brincadeiras tradicionais, como mostrado abaixo.

Nome da BrincadeiraComo se Divertir
Pega-pegaAs crianças devem eleger um “pegador” para começar e a brincadeira é sobre fugir dele. Quem for alcançado, automaticamente recebe o título e deve correr atrás das outras crianças.
Trepa-trepa ou reloginhoEssa já é uma variação do pega-pega. Funciona da mesma forma, mas, para não serem pegas, as crianças sobem em alguma coisa. O pegador então abre os braços e vai fechando devagar, imitando um relógio.
Esconde-escondeEssa é uma brincadeira para fazer em casa muito famosa. Consiste em uma criança ser eleita para contar e procurar pelas outras que se esconderão durante esse tempo. Ganha o cargo quem é encontrado primeiro.
Jogos de tabuleiroOs jogos de tabuleiro geralmente estão ligados a dados ou afins. Existe um percurso e, por rodada, com o rolar dos dados, há avanço ou retrocesso, de acordo com as casas. É outra opção pra passar o tempo.
Telefone sem fioO telefone sem fio clássico é feito com duas latinhas limpas com um furo no meio e um barbante, mas, ele também recebe uma variação. Consiste em fazer uma fila e sussurrar uma informação até ela chegar no primeiro. Não existem ganhadores, mas, a informação se distorce bastante e fica divertida.
MímicaExistem várias formas de se brincar desse jeito, mas, talvez a mais engraçada seja através dos desenhos. Aqui, você faz duas equipes e um mediador te dá uma “missão” onde você deve desenhar o melhor possível aquilo que se pede (um de cada vez). Ganha um ponto quem acertar, seja o do representante da equipe ou o do adversário.

Quando variar?

Apesar de algumas opções de brincadeira terem sido mostradas aqui, na verdade, não existe uma regra absoluta do que se pode fazer.

O que vai te permitir criar novos jogos usando a variação de base é o comportamento e perfil das crianças que você tem.

Algumas crianças gostam de focar em esportes e, geralmente, só dividem-se em grupos de futebol e queimado, por exemplo.

Já outras, gostam de ler e jogar jogos que demandem mais esforço mental como cartas, dominó ou jogos de tabuleiro.

O interesse conta bastante e é o mais importante na hora de brincar. Por isso, antes de cogitar, é melhor pensar no assunto.

Nesse período de quarentena, temos um pouco mais de tempo livre, o que nos da opção de ler o que gostamos e pesquisar coisas para passar o tempo, para isso, veja demais dicas no site Mulher, O Homem da Casa.

Nosso site possui informações sobre o Auxílio Emergencial, acesse o link para saber mais, e saber se você tem direito.

Be the first to comment on "Brincadeiras para Fazer em casa: Ideias para Entreter as Crianças"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*